Dados do município/localização
Fundação: 06/03/1987
Emancipação Política: 06 DE MARÇO 1987
Gentílico:
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião:
Microregião:
/imagens/arqmunicipios/4/Brasao_horizonte.png
Origem

Horizonte é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza à 40,1 km da capital cearense. Segundo o IBGE, Horizonte foi a cidade no Estado do Ceará que mais cresceu em população entre 2000 e 2010 - 65%.[5]

A BR-116 é a principal via de acesso ao município, que conta também com um anel viário que liga a rodovia às BR-020 e 222. Horizonte encontra-se próximo ao um ponto estratégico para travessias pelo Oceano Atlântico e dispõe de um excelente acesso à América do Norte e Central, estando a 43,9 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, 47,8 km do Complexo Portuário do Mucuripe e 89,9 km do Porto de Pecém.[6]

O município, antes distrito de Pacajus, era conhecido como Olho d'água. A cidade possui um clube de futebol: o Horizonte Futebol Clube, que manda seus jogos nos estádios Clenilsão e Domingão, sendo os dois localizados em Horizonte e de propriedade da prefeitura.

Um dos atrativos migratórios é o grande polo industrial presente no município, o que faz com que Horizonte tenha uma população mista, com pessoas vindas de várias partes do Ceará em busca de melhores condições de emprego e renda. Por se localizar na região metropolitana, Horizonte acaba sendo um ponto de referência para quem busca a capital mas não possui condições diretas de habitar a capital, então muitas dessas pessoas acabam se instalando em Horizonte.

História

A região às margens dos rios: rio Acarape e Mal Cozinhado era habitada por índios como os Jenipapo e Kanyndé.[9]

Com a missão dos jesuítas e expansão da pecuária surge o povoado. Os primeiros habitantes da região foram os índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio nas terras daquela região. No começo do século XVII, os índios foram aldeados por jesuítas e o território recebeu a denominação de Monte-mor-o-Velho e, posteriormente, Monte-mor-o-Novo, atual cidade de Pacajus.

A localidade, que depois se tornou vila e, posteriormente, o município denominado Guarani, foi extinta em 1920, vindo a representar um distrito de Aquiraz. Em 1938, Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seu território dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho d’Água do Venâncio. O último viria a se tornar Horizonte, tendo recebido essa denominação pelo fato da região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d’água na fazenda do Venâncio a mais conhecida.

Cultura

Idealizado em 2013, os roteiros culturais são gratuitos e tem o objetivo de difundir a Educação Patrimonial no município de Horizonte, além de fortalecer as raízes e identidades culturais locais. Dividido por temas, os roteiros passam pelos principais pontos de história da cidade, levando informação e conhecimento a quem participa. Os interessados devem formar um grupo com, no mínimo, dez pessoas e procurar a Secretaria de Cultura.

Divisão Política

Desde sua emancipação, 1989, Horizonte cresceu significativamente em termos econômicos e sociais e já se destaca como um dos principais polos industriais da região, atraindo muitos migrantes e ocupando a posição atual de quinto município em arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Ceará.

O esforço conjunto dos profissionais comprometidos com o crescimento do município e com a melhoria da qualidade de vida da população trouxe diversos progressos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, serviços públicos essenciais ao cidadão.

Dados de características geográficas
Área: 159,97
População estimada: 67337
Densidade: 420,90
Altitude: 85
Clima: TROPICAL QUENTE SUBÚMIDO
Fuso Horário: HORA DE BRASÍLIA (UTC-3)
Distância para a capital: 42,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito