35ª REUNIÃO DO GRUPO EXECUTIVO COM A PARTICIPAÇÃO DA SEMA

#Reunião POR ALLUMAGE 03 DE JUNHO DE 2022

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participou nesta sexta-feira, dia 3 de junho, da 35ª Reunião do Grupo Executivo do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos - Região Metropolitana B (CPMRS - RMB). Na ordem do dia, do encontro virtual o acompanhamento das atividades do consórcio por parte do técnico André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), que fez uma breve explanação sobre os critérios do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) edição 2022. As inscrições para o Índice começaram no último dia primeiro (quarta-feira).

Para o técnico Pereira, a participação do Grupo Executivo nas discussões do planejamento/ações do consórcio é de fundamental importância. "Os integrantes do grupo representam os municípios consorciados e fazem a transmissão de informações entre o consórcio e os gestores municipais, garantindo uma gestão participativa no consórcio", informa. Cinco dos seis municípios que integram o CPMRS - RMB, estavam devidamente representados: Chorozinho, André Vinícius; Guaiúba, Túlio Viana; Itaitinga, Orlando Holanda; Ocara, Naíde Castro; e Pacajús, Sidney Malveira.

Na avaliação dos consorciados a participação da SEMA na reunião, foi considerada "extremamente" positiva. "As intervenções da SEMA reforçam a importância de priorizarmos as atividades e ou ações ,previstas no Plano de Coletas Seletivas Múltiplas por parte dos municípios", disse a secretária executiva do Consórcio, Andressa Lima.

IQM

O IQM é um mecanismo que possibilita aos municípios receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os municípios podem se inscrever anualmente no programa IQM da Secretaria do Meio Ambiente. As inscrições para o IQM ano 2022 já estão abertas no site da SEMA: https://www.sema.ce.gov.br/2022/06/01/sema-abre-inscricoes-para-o-iqm-edicao-2022/