Existe uma tendência forte em consumir desenfreadamente, sem refletir sobre o poder de compra e no que se está adquirindo. É por tudo isso que se faz necessário repensar nossos hábitos e implementar mudanças de comportamento.
O consumo consciente já pode mudar o cenário de forma significativa. Não consumir sem necessidade e desenvolver a consciência de se questionar os produtos que consumimos se perguntando de onde veio e para onde vai quando não possuir mais utilidade. Para salvar o planeta, nossas pequenas escolhas individuais contam.
Lembre-se, a mudança começa por você. Veja o significado de cada R:
Recusar:
O primeiro R, vem de recusar, ele abraça o movimento do consumo consciente e nos faz questionar as nossas decisões de compra.
Antes de comprar, pense:
- Eu realmente preciso disso?
- Vou usar 30 vezes ou mais?
- Já tenho algo semelhante?
- Possui mais de uma utilidade?
Reduzir:
É preciso avaliar o consumo em diferentes níveis. Reduzir contribui diretamente a diminuição de itens acumulados e nos mostra quais os produtos que realmente necessitamos.
Reutilizar:
Muitos produtos descartáveis ganharam a sua versão reutilizável, facilitando a nossa rotina e beneficiando o meio ambiente. Uma outra forma de reutilizar é encontrar novas alternativas para aquele produto que encontra-se parado, ou que não desempenha mais a sua função principal.
Recuperar:
Denominada como a arte de transformar aquilo que parece perdido e sem funcionalidade, em algo completamente novo. Seja um móvel velho ou uma peça de roupa que você ama.
Reciclar:
Essa parte do processo deve ser considerada como último recurso, devido ao fato de que nem todos os materiais são recicláveis. Caso decida por realizar a reciclagem, atente-se na coleta de separação, pois, é preciso garantir a limpeza e organização correta dos itens.
Há 5 dias
Há 5 dias
Há 208 dias
Há 234 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?