Entenda os 5 R'S da Reciclagem.

img
#MeioAmbiente POR ALLUMAGE 15 DE FEVEREIRO DE 2022

Existe uma tendência forte em consumir desenfreadamente, sem refletir sobre o poder de compra e no que se está adquirindo. É por tudo isso que se faz necessário repensar nossos hábitos e implementar mudanças de comportamento.

O consumo consciente já pode mudar o cenário de forma significativa. Não consumir sem necessidade e desenvolver a consciência de se questionar os produtos que consumimos se perguntando de onde veio e para onde vai quando não possuir mais utilidade. Para salvar o planeta, nossas pequenas escolhas individuais contam.

Lembre-se, a mudança começa por você. Veja o significado de cada R:

Recusar:

O primeiro R, vem de recusar, ele abraça o movimento do consumo consciente e nos faz questionar as nossas decisões de compra.

Antes de comprar, pense:

- Eu realmente preciso disso?

- Vou usar 30 vezes ou mais?

- Já tenho algo semelhante?

- Possui mais de uma utilidade?

Reduzir:

É preciso avaliar o consumo em diferentes níveis. Reduzir contribui diretamente a diminuição de itens acumulados e nos mostra quais os produtos que realmente necessitamos.

Reutilizar:

Muitos produtos descartáveis ganharam a sua versão reutilizável, facilitando a nossa rotina e beneficiando o meio ambiente. Uma outra forma de reutilizar é encontrar novas alternativas para aquele produto que encontra-se parado, ou que não desempenha mais a sua função principal.

Recuperar:

Denominada como a arte de transformar aquilo que parece perdido e sem funcionalidade, em algo completamente novo. Seja um móvel velho ou uma peça de roupa que você ama.

Reciclar:

Essa parte do processo deve ser considerada como último recurso, devido ao fato de que nem todos os materiais são recicláveis. Caso decida por realizar a reciclagem, atente-se na coleta de separação, pois, é preciso garantir a limpeza e organização correta dos itens.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito