No Brasil existem várias leis e normas específicas aplicáveis aos resíduos sólidos.
1. Política Nacional do Meio Ambiente: diretrizes e instrumentos para preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.
2. Lei dos Crimes Ambientais: aplica sanções penais e administrativas àqueles que praticam conduta ou atividades que lesem o meio ambiente.
3. Política Nacional de Resíduos Sólidos: estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com os resíduos gerados.
4. A Lei dos Agrotóxicos: dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
5. Política Nacional de Saneamento Básico: estabelece diretrizes que se referem ao abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição final de esgotos e drenagem pluvial. Aborda, também, sobre coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais.
6. Lei de recuperação energética dos resíduos: reconhece a recuperação energética dos resíduos como uma das formas de destinação final ambientalmente adequada. Também, classifica os resíduos passíveis de recuperação energética.
Há 15 dias
Há 15 dias
Há 218 dias
Há 244 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?